sexta-feira, 18 de maio de 2012

Baby TV da FOX: para crianças consumidoras menores de 3 anos...


Fox investirá em produtos licenciados da Baby TV

A Fox anunciou que vai lançar na América Latina uma série de produtos relacionados ao conteúdo exibido no Baby TV, canal que transmite uma programação dedicada a bebês e crianças de até 3 anos. Serão lançados DVDs, brinquedos, revistas e livros e outros produtos “relevantes para crianças e bebês”, segundo matéria do Kidscreen. Já foram anunciadas parceiras na Argentina, Uruguai e Chile e, embora o Brasil não esteja na lista, não deve demorar muito para os produtos aparecerem por aqui.

O Baby TV, que antes era uma faixa de programação do canal Fox Life, levanta questões a respeito da relação entre televisão e bebês. Estudos mostram que a exposição de menores de 3 anos à TV pode ter efeitos negativos na formação das crianças, impactando a tranquilidade do sono (o que traz severos impactos na saúde) e até mesmo comprometendo a atividade escolar no futuro. 

No Brasil, o canal é motivo de inquérito da Promotoria de Justiça de Defesa dos Interesses Difusos e Coletivos da Infância e Juventude de São Paulo, devido à denúncia do Criança e Consumo sobre a publicidade feita da faixa de programação pela Fox, que passava a ideia equivocada de que o conteúdo do Baby TV pode ser “consumido” por bebês sem qualquer dano ao desenvolvimento infantil.

Acompanhe o caso no site do Instituto Alana


Reproduzido de Criança e Consumo . Instituto Alana
18 out 2011

Mesmo com denúncia, Baby TV virou canal

Em fevereiro, o Projeto Criança e Consumo denunciou o canal FOX Life junto ao Ministério Público de São Paulo. A publicidade do programa Baby TV, então veiculado todas as manhãs, foi considerada pelo Criança e Consumo abusiva por divulgar o conteúdo como educativo.

Agora o Baby TV virou um canal 24 horas! Faz parte do pacote da Oi TV, disponível no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Espírito Santo e Bahia. A Fox difunde o canal como o“primeiro desenvolvido especialmente para bebês e crianças com menos de 3 anos, que oferece um conteúdo desenvolvido por especialistas e educadores, com o objetivo de apresentar e explorar o mundo, promovendo crescimento e diversão”.

Meses se passaram e a emissora continua dando a ideia equivocada para os pais de que o conteúdo do Baby TV pode ser “consumido” por bebês sem qualquer dano ao desenvolvimento infantil.Segundo diversos estudos acadêmicos, a exposição precoce de crianças a conteúdos midiáticos pode ter efeitos bastante negativos na formação das crianças e ainda não foram comprovados efeitos positivos desse tipo de conteúdo para bebês.

Reproduzido de Criança e Consumo . Instituto Alana
16 dez 2010

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