quinta-feira, 3 de julho de 2014

Em vídeo, Crianças falam sobre a crise em Portugal



Em vídeo, Crianças falam sobre a crise em Portugal

A Rádio Renascença, de Portugal, fez um vídeo apenas com crianças (“miúdos”, em Portugal), em que eles falam sobre a crise econômica pela qual o país passa. Sem narração e sem as perguntas feitas pelos repórteres, são as frases dos meninos e das meninas que constroem a narrativa: elas falam sobre os efeitos da crise, o medo do que pode vir a acontecer por conta da recessão (que não são pequenos), o que pode ser feito, como os que os políticos portugueses devem agir…

Um belo exemplo de jornalismo com crianças e, ao mesmo tempo, para as crianças [aina que não direcionado a elas, já que a rádio tem um caráter generalista). Um vídeo feito com respeito pela opinião dos "miúdos", sem tratá-los como pessoas ingênuas, que nada sabem da sociedade em que vivem. Luís, 9 anos, diz que "não gosta de ouvir falar disso [da crise]… Porque preocupa-me”. E dá um grande suspiro… Já Alexandre, 8 anos [na foto acima] resume assim o cenário mundial (ou, pelo menos, europeu): “Uns conseguem saltar por cima do buraco e os outros afundam-se”.

Assista ao vídeo:

Reproduzido de O Jornalzinho
03 jul 2014

Leia também:

"Pesquisa diz que 38% das crianças leem notícias, mas entrevista pais" (14/10/13) por Juliana Doretto, clicando aqui.

"Jornais do Brasil e de Portugal ouvem pouco as crianças, diz estudo" (05/06/14) por Juliana Doretto, clicando aqui.

"Criança de jornal: representações de infância e juventude no Brasil e em Portugal", por Juliana Doretto (artigo), clicando aqui.


Nenhum comentário: