segunda-feira, 16 de julho de 2012

O Jornal Escolar de Célestin Freinet


Faça o seu Jornal Escolar

Marcus Tavares
Revistapontocom
15/07/12

Professores que desejam produzir com seus alunos um jornal escolar têm uma oportunidade para aprimorar seus conhecimentos. A ONG Comunicação e Cultura, de Fortaleza, em parceria com o Banco do Nordeste do Brasil, está oferecendo um curso à distância com este objetivo. Durante as aulas, os educadores vão conhecer teoria e prática, sendo acompanhados na produção de duas edições do jornal. A ideia é produzir os jornais ao mesmo tempo em que o curso é ministrado.

“É o aprendizado por meio da prática. O educador terá a chance de tirar dúvidas no momento em que elas acontecem, além de ser orientando durante sua prática de trabalho”, explica Daniel Raviolo, coordenador geral da ONG.

Estão sendo oferecidas 200 vagas. Para participar, basta que o interessado envie um e-mail (participe@jornalescolar.org.br) para a coordenação. A formação deve ser iniciada no final do mês de agosto. A carga horária é de 70 horas. Podem participar professores que atuam em todos os municípios atendidos pelo Banco do Nordeste do Brasil (clique aqui e confira se seu município é contemplado).

Para socializar as informações, o Comunicação e Cultura criou o Portal do Jornal Escolar, que traz conteúdos para escolas e professores que queiram publicar jornais, seja para toda a escola ou para uma turma específica, inclusive serviço de impressão a preço subsidiado. A ONG atua nessa área desde 1996.

Reproduzido de Revistapontocom
15 jul 2012



Leia também:

“Jornal escolar e vivências humanas: um roteiro de viagem”, por Jorge Kanehide Ijuim, clicando aqui e aqui.

“Jornal Escolar: do instrumento didático ao instrumento complexo”, por Jorge Kanehide Ijuim, clicando aqui.

“O Jornal Escolar e a livre expressão na visão de Célestin Freinet”, por Luciane Justus dos Santos, clicando aqui.

“Célestin Freinet e Janusz Korczak, precursores do jornal escolar”, por Marco Aurélio Sobreiro clicando aqui.

Conheça o Jornal Escolar desenvolvido pelos adolescentes da Escola Beatriz de Souza Brito (PMF/Florianópolis/SC) clicando aqui e aqui.


Saiba mais sobre a vida de Célestin Freinet e o jornal escolar, em Educar para Crescer (Abril) clicando aqui.

Nenhum comentário: