sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Televisão e escola: um diálogo possível


"A escola e a televisão ocupam praticamente um terço do dia de milhões de brasileiros. Jovens entre 4 e 17 anos assistem, em média, 3 horas e meia de TV diariamente, segundo o IBOPE. Crianças e adolescentes passam de 4 a 5 horas diárias em sala de aula. Apesar da importância evidente de ambas no desenvolvimento das potencialidades humanas, escola e televisão ainda atuam ignorando-se mutuamente.

Mídia mais influente da revolução nas comunicações que caracterizou o século passado, a televisão foi incorporada à prática pedagógica recentemente. A aproximação natural da escola com as novas tecnologias permitiu o desenvolvimento de sistemas de educação à distância, e a adoção da televisão e do computador como ferramentas complementares do ensino. No entanto, a TV e a escola ainda não estabeleceram uma interação produtiva, à altura de sua relevância na formação das novas gerações. A lógica mercadológica da audiência a qualquer preço afasta cada vez mais a televisão de uma atuação ideal em benefício da sociedade, entrando em conflito direto com a natureza formativa da escola".

Cássia Borsero . Midiativa

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