sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O telejornal como meio didático-pedagógico para o professor no Ensino Fundamental


"A televisão assumiu papel predominante na socialização da criança e do jovem brasileiro. É também, o meio de informação e formação mais democrático do país, por estar presente na maioria dos lares brasileiros. É considerada por muitos estudiosos como a mídia dominante na cultura contemporânea.

O estudo da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD 2005), mostra que o número de famílias brasileiras com televisor em cores é maior do que o das que desfrutam de serviços adequados de saneamento. Essa situação ocorre em todas as faixas de renda e em todos os Estados, embora a diferença seja maior entre os mais pobres.


(...) Um dos programas exibidos pela televisão é o telejornal.- uma mídia que contribui para disseminação da cultura midiática e de informações diversificadas.  O telejornal é um programa que dura entre segundos e horas. Divulga notícias dos mais variados tipos, utilizando imagens, sons e, geralmente, narração por um apresentador (chamado de âncora, no jargão profissional).

Os canais de televisão podem apresentar telejornais como parte da programação normal transmitida diariamente ou mais freqüentemente, em horários fixos. Consiste em uma cobertura de várias notícias e outras informações, produzida localmente por uma emissora, ou por uma rede nacional. Pode também, incluir material adicional como notícias de esportes, previsão do tempo, boletins de trânsito, comentários e outros assuntos. O telejornal pode ser usado na sala de aula, como um recurso pedagógico. Mediado pelo professor, pode ser importante instrumento para promover ensino e aprendizagem".

Cleidiene Dias de Souza . Suzana Silva Dutra Pereira . Zeila Miranda Ferreira


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