sábado, 26 de fevereiro de 2011

Equador: Constituição força bancos a vender ações de empresas de mídia


A fim de que se cumpra a Constituição do Equador, os bancos tinham até o dia 20 de outubro para vender suas ações de empresas de comunicação nacionais. Como consequência, pelo menos duas emissoras de TV terão novos donos, noticiaram a BBC Mundo e o El Comercio. Os grupos de investimentos Eljuri e Egas venderam suas ações das emissoras de TV ETV Telerama e Teleamazonas, respectivamente, como parte desse controverso processo, explicou o jornal equatoriano Hoy.

A Constituição de 2008 diz que os bancos não podem, de maneira alguma, financiar empresas de mídia, o que a agência de notícias EFE chama de “golpe certeiro ao poder midiático de vários banqueiros.”

O banqueiro Fidel Egas, um dos mais afetados pelo artigo constitucional, declarou ao jornal Hoy que a regra é “uma perseguição do governo.” Segundo ele, as autoridades sabem que “não podemos ser controlados da mesma forma que elas controlam outros meios de comunicação ao comprar espaço publicitário,” menciona El Comercio.

De acordo com a BBC Mundo, o artigo constitucional afeta 118 banqueiros, ligados a 201 empresas de comunicação. O conselho bancário espera receber até o dia 30 de outubro relatórios sobre o cumprimento ou não das regras pelas empresas de mídia, acrescentou o El Telégrafo.

Por Ingrid Bachmann/AP 

Nenhum comentário: