quarta-feira, 30 de julho de 2014

Documentário: Quando Sinto Que já Sei


Quando Sinto Que já Sei

Despertar Filmes
74 minutos
Brasil
2014

Direção:
Antonio Sagrado Lovato
Raul Perez
Anderson Lima

A proposta do documentário Quando Sinto Que já Sei é levantar uma discussão sobre o atual momento da educação no Brasil. Carteiras enfileiradas, aulas de 50 minutos, provas, sinal de fábrica para indicar o intervalo, grades curriculares, conhecimento dividido em diferentes caixas. As escolas, como são hoje, oferecem os recursos necessários para que uma criança se desenvolva ou a transformam em um robô, com habilidades técnicas, mas sem senso crítico?

O projeto surgiu da nossa percepção de que valores importantes da formação humana estão sendo deixados fora da sala de aula. Decidimos explorar novas maneiras de aprender que estão surgindo e se consolidando pelo Brasil, baseadas na participação e na autonomia de cada pequeno ser humano.

Filmando de forma independente, visitamos projetos com propostas educacionais inovadoras. Ouvimos crianças, pais, professores, educadores, diretores e gente das mais diversas áreas, todas com o mesmo desejo: romper com o modelo convencional de escola.

Reproduzido de Quando sinto que já sei
30 jul 2014

Acompanhe e curta no Facebook, clicando aqui.


O Filme lançado em 29/07/14 está disponibilizado na íntegra, abaixo:

Um comentário:

Renata R M Damasceno disse...

Fiquei intrigada e animada em verificar essas propostas "inovadoras" e " revolucionárias" para mudar a "velha escola". Mas não consegui assistir mais do que 10 min. , porque para mim ali não há nada de novo... Novo mesmo, seria um investimento publico que pudesse tornar as condições de trabalho de alunos e professores dignas. Velha também e a insidiosa parceria entre coisas públicas e privadas, que ali e mostrada como uma das tábuas de salvação para todos nos: professores "ultrapassados" e alunos "vitimados", ou clientes mal servidos como citado numa das falas iniciais de um dos entrevistados...
Como transformar na realidade concreta aquelas cenas idílicas em realidade para milhões de crianças ninguém diz...