Criança e Consumo ganha
novo site
O
projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, está de cara nova. O novo site
apresenta de forma fácil e rápida todo o trabalho desenvolvido pelo projeto,
que tem como missão promover a conscientização e a defesa dos direitos da
criança frente à comunicação
mercadológica.
“O
site reflete o trabalho desenvolvido pelo projeto, de divulgar e debater ideias
sobre as questões relacionadas à publicidade de produtos e serviços dirigida às
crianças, assim entendidas as pessoas de até 12 anos de idade, bem como apontar
meios de minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dessa comunicação
mercadológica”, afirma a diretora Isabella Henriques.
Com
menus que facilitam a busca por informações sobre todas as áreas do projeto, o
público encontra materiais de apoio disponíveis para download, como ações
jurídicas, legislação nacional e internacional, publicações e vídeos.
O
grande destaque é a seção Denuncie. Nesse espaço, o público pode denunciar
qualquer forma de comunicação mercadológica que estimule o consumismo infantil
ou viole a integridade, dignidade e os direitos e garantias das crianças
brasileiras. A denúncia será analisada pela equipe do Projeto Criança e
Consumo.
Reproduzido
de Criança
e Consumo
01
jul 2014
Clique aqui para conhecer o novo site.
O Projeto Criança e Consumo
O
Criança e Consumo tem como objetivo divulgar e debater ideias sobre as questões
relacionadas à publicidade de produtos e serviços dirigida às crianças, assim
entendidas as pessoas de até 12 anos de idade, bem como apontar meios de
minimizar e prevenir os prejuízos decorrentes dessa comunicação mercadológica.
O
Projeto é multidisciplinar e atua em diferentes áreas, notadamente, no âmbito
Jurídico, de Pesquisa, Educação e de Advocacy,
influenciando a formulação e execução de políticas públicas sobre o tema do
consumismo e dos malefícios do direcionamento da publicidade e da comunicação
mercadológica voltadas ao público infantil; realizando denúncias jurídicas a
órgãos como Ministério Público, Defensoria Pública e Procons de todos o país,
bem como ao Ministério da Justiça e promovendo o conhecimento sobre tais
questões.
Com
ampla divulgação na mídia, o Criança e Consumo também construiu paralelamente
uma rede de apoiadores que lhe deu e dá sustentação, especialmente na academia
e no terceiro setor, mas também junto a mães, pais e educadores interessados na
temática.
Tem
como missão promover a conscientização e a defesa dos direitos da criança
frente à comunicação mercadológica. Como visão: ser reconhecido como um
trabalho de excelência na articulação junto aos agentes e setores envolvidos na
cadeia de produção e distribuição de bens e serviços cuja comunicação
mercadológica seja voltada às crianças, para que adotem práticas que minimizem
os impactos nocivos do ‘consumismo’ na infância. Seus valores incluem a ética,
transparência, respeito, cooperação e comprometimento.
O
Criança e Consumo tem representação no CONANDA (Conselho Nacional de Direitos da Criança e do
Adolescente) e noCONSEA (Conselho
Nacional de Segurança Alimentar). É associado da BRASILCON (Instituto
Brasileiro de Política e Direito do Consumidor) e membro da Consumers
Internacional.
Confira
abaixo os relatórios do Projeto Criança e Consumo:
A
partir de 2012, a prestação de contas do projeto passou a integrar o relatório
do Instituto Alana, que pode ser encontrado aqui:
Reproduzido
de Criança e Consumo .
História
15
jul 2014
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