terça-feira, 21 de maio de 2013

Questão para re-evolucionar reflexões na WEBFOR 2013



Questão para re-evolucionar reflexões na WEBFOR 2013

Telejornais e Crianças no Brasil: a ponta do iceberg

Os meios de comunicação não-democratizados literalmente empurram goela abaixo uma “dieta informacional” pelos telejornais que a maioria dos adultos habitou-se a devorar cotidianamente, sem pestanejar, sem sequer questionar a procedência dos ingredientes, sua validade ou veracidade dessa receita moderninha da notícia à moda neoliberal dos “chefs”, os barões do patrocínio da obesidade informativa do “fast news”.

As crianças e adolescentes assistem a promoção e a pauta do dia dessas empresas de TV hegemônicas nesses telejornais que não são feitos para elas, engordando o número dos consumidores alienados, vidrados ou hipnotizados antes de sair de casa para a escola no que de “importante acontece no Brasil e no mundo” (1), a gurizada das antigas e dessa atual geração que vai so-letrando o be-a-bá dos programinhas de auditório, se (des)in-formando nas tecladas e curtidas, na veneração aos (de)formadores de opinião pelas redes e telas promovendo o analfabetismo educacional e comunicacional. E nos cursos de Educação e Comunicação, na Pedagogia e no Jornalismo, entre estudantes e professores, investiga-se superficial ou mais seriamente tudo isso que afeta a juventude e meninada?

Pais e professores, tão “vidiotizados” quanto seus filhos e alunos, em sua maioria nem imagina que o monólogo das janelas de LED dependuradas em lugar de honra nas casas, propagandeado pelos smartphones ou espalhadas por todos os lugares por onde as pessoas passam na faina do trabalho e estudo, que isso a que os estudiosos chamam de “infotenimento” não passa de “terrorismo midiático” (2), de TV na “fabricação de mais valia ideológica” (3), de enfim, desinformação (4).

Não fossem as ações, denúncias e lutas travadas incansavelmente pelos defensores da democratização dos meios de comunicação entre os políticos de primeira linha, poucos jornalistas eticamente comprometidos, instituições da sociedade civil, os bravos pesquisadores nas universidades e, por outros tantos não mais anônimos nas redes sociais, certamente que tudo o que os barões da mídia fazem e desfazem desfraldando suas bandeiras em nome de “liberdade de expressão”, “contra a censura à imprensa”, consolidaria no Brasil o paraíso platinado da “globobocalização” que vive às custas da ignorância do povo e das milionárias verbas publicitárias repartidas à mancheias pelo estado, sabe-se lá até quando.

Adultização e erotização precoce, racismo, preconceito, consumismo, violência, medo, terror, ignorância e lixo midiático vêm por essa propaganda de um falso mundo de “viver bem” pelo “mérito” pessoal dos mais fortes sobre os mais fracos, da enganação e exploração do outro na des-truição de um planeta que se quer controlado por aqueles que sabem o que podem - porque controlam os meios de produção da notícia “legitimada” - e que fazem a notícia e “fornecem” a informação como mercadoria nesse “mundo do conhecimento” sem a sabedoria, sem os direitos humanos serem respeitados, absolutamente assediando e retirando, à força impune, a dignidade das crianças e adolescentes. Um telejornal/propaganda no pior sentido/formato/estética que traz a si especialistas dos mais variados nichos dos campos do saber/fazer técnico-científico para seduzir a diversidade dos telespectadores ao discurso oficial das sociedades democráticas modernas, até então controlada por poucos que sobem pelo voto dos telespectadores aos píncaros da pirâmide sub-vertida e in-vertida do poder.

A infância e juventude têm direito a um telejornal que não seja a re-produção da mesmice das redes internacionais do tráfico da (des)informação, que não seja o arremedo do balcão da feira, ou prateleira do supermercado da notícia enlatada que contamina e dissemina a “vidiotice” mais ou menos generalizada.

A princípio, a informação para aqueles poderia partir no interesse da plenitude de sua cidadania, do respeito incondicional à sua humanidade, a começar por re-velarmos, por dizermos a eles que “isso” o que têm visto pelas mil telas lhes faz mal à saúde em todos os aspectos, porque têm a intenção explícita e mal disfarçada de lhes manipular, de ignorar a meninice e eles como sujeitos criativos, imaginativos, autores de um mundo melhor, des-cobridores de outras formas de alegria e felicidade nesse universo infinito.

Des-mascarar a hipocrisia dos meios de comunicação é urgente e, como diz Amy Goodman, “nós precisamos libertar a mídia - e vamos fazê-lo” (5), libertando também a voz das crianças e adolescentes encalacrada pelas pedagogias e pela imprensa, pela demagogia dos poderes da anti-educação, anti-comunicação, da anti-política.

Os lutadores dispersos pelo mundo precisam se organizar para profanar a falsa sacralidade de instituições e megaempresas, des-tronar oligarquias midiáticas, des-alimentar-se desse prato feito indigesto que faz a fortuna e forra os cofres da realeza do mercado pelo toque do dedão de “Mídias” que transforma em ouro para eles cada teclada de telefone, computador e controle remoto. É preciso re-cordar que “todo poder emana do povo” e tomar esse poder de direito, porque a história mostra que este não é exercido pelas gentes. Já não devemos exigir o marco regulatório, mas fazê-lo por nossas mãos juntas em luta!

Quiçá agora seja um telejornal, inclusive, criado por elas e para elas, que fale de suas vidas, de suas aspirações e sonhos para a realização da paz e o bem viver para todos.

Quem sabe um telejornal a partir da sala de aula e de suas investigações, “com textos e em contextos escolares” para também re-evolucionar o mundo da Educação pela “comum-única-ação” a fim de serem meninos e meninas tão somente felizes, solidários e sorridentes a des-truirem as “certezas” que se lhes impõem amontoadas, que lhes controlam e dominam pelos nossos des-encontros com as suas singularidades de criancice, desse enigma da infância que não sabemos de-cifrar e mal a mal en-frentar, en-carar face a face - trans-aparente-mente - num diálogo onde a espontaneidade da criança des-concerta a lógica da coisificação de tudo e de todos(6). Que as crianças desde a mais tenra idade, as desse Outro Mundo em que sabem tão bem lidar com as novas tecnologias na Educação criem o “Conselho Escolar de Comunicação” (7) re-vira-voltando o sentido, irrompendo sua força de baixo para cima na pirâmide, reconfigurando poderes por sua voz.

Que venha, trazida pela meninada o que se en-canta na paisagem desenhada pelo “Antitelejornal” do Skank (8), “sem farsa, conchavo, sem guerra sem malta, corja ou trapaça (...) entre as pernas da desgraça (...) pra passar o que é essencial”: a vida nas suas belezuras e des-cobertas da infância e juventude, da adultice responsável.

Que se re-invente e se re-crie a razão/formato telejornal “por” e “para” crianças! Pensemos se elas não são em sua singularidade o “meio” por excelência que traz a mensagem da vida querendo se re-novar. Deixai vir à mídia as criancinhas... (9) Que temos a temer em escutar e respeitá-las?


Convido aos participantes da WEBFOR 2013 para refletirem sobre isso, sobre a Educação e a Comunicação, como puderem, a fim de ampliarmos as mãos nos abraços pela democratização dos meios de comunicação no enfrentamento de tantos abusos permitidos ao longo dos tempos. Que se defenda os direitos das crianças e adolescentes no que se diz respeito aos artigos constitucionais descumpridos desde sempre.

E, onde quer que estejam nessa luta, os convido também a conhecer a pesquisa “Telejornais e Crianças no Brasil: a ponta do iceberg” (10), para seguirmos dialogando, re-vira-voltando o mundo, re-evolucionando ele e nele, com todos juntos nos trans-formando de camelos e leões em crianças (11) para o Bem Viver nesse mundo, onde “viver e resistir, resistir e existir, rexistir é preciso” (12).

“Crianças do mundo inteiro, uni-vos” para viver e fazer isso! (13)

Leo Nogueira Paqonawta

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(1) Cantilena do telejornalismo da Rede Globo nas chamadas desde as madrugadas para o seu “Bom dia Brasil”, e demais programas noticiosos que se seguem pelas quase 24 horas da programação globobocalizante.
(2) DECLARAÇÃO DE CARACAS. Terrorismo midiático é arma política contra a democracia. Disponível em http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14902
(3) TAVARES, Elaine. Televisão: fábrica de mais-valia ideológica. Disponível em http://eteia.blogspot.com.br/2012/01/televisao-fabrica-de-mais-valia.html
(4) SERRANO. Pascual. Desinformación: como los médios ocultan el mundo. Barcelona: Península, 2009.
Ver também: Entrevista com Pascual Serrano: Devemos buscar uma revolução midiática. Por Cristiano Navarro (Brasil de Fato), Igor Ojeda (BF), Nilton Viana (BF) e Tatiana Merlino (Caros Amigos), de Guararema (São Paulo). Disponível em http://www.piratininga.org.br/novapagina/leitura.asp?id_noticia=5611&topico=Entrevists
(5) GOODMAN, Amy; GOODMAN, David. The exception to the rulers. 2004. Corrupção à americana: desnudando as mentiras, a imprensa, os empresários e os políticos que produzem e lucram com a guerra. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005. Pág. 282.
(6) LAROSSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascarados. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. Capítulos 8 e 9.
(7) “Telejornais e crianças no Brasil: a ponta do iceberg”, pág. 299.
(9) “Telejornais e crianças no Brasil: a ponta do iceberg”, pág. 251.
(11) “Das Três Transformações”, de Nieztsche em “Assim falou Zaratustra”.
(12) “Telejornais e crianças no Brasil: a ponta do iceberg”, pág. 251.
(13) Inspirado no Manifesto Comunista (1848) de Karl Marx e Friedrich Engels, escrito de ponta cabeça. Disponível no Blog Filosomídia em http://filosomidia.blogspot.com/2011/02/manifesto-das-criancas-criancas-do.html

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