Lembrando os tempos em que assistir a um vídeo era um momento excitante nas aulas, o Google lançou uma versão do YouTube concebida para ser usada nas escolas.
O YouTube para as escolas não é um site autónomo, mas sim uma funcionalidade do site, que restringe o acesso dos utilizadores a conteúdos educacionais e que garante que todos os vídeos são apropriados para crianças e jovens em idade escolar.
“Temos ouvido professores que querem usar o grande leque de vídeos educacionais no YouTube, mas que estão preocupados que os alunos se distraiam com o último vídeo musical ou com um vídeo de um gato engraçado, ou que um vídeo possa não ser apropriado”, explica uma breve nota sobre o lançamento da nova funcionalidade.
Os professores têm já à disposição 300 listas que agrupam vídeos por matéria de estudo (Matemática, Ciência, etc) e por ano de ensino. Os vídeos estão em inglês, mas, em alguns casos, há legendas disponíveis.
Reproduzido de Público (13 dez 2011) Via Educomunicação . Educação para os Media em Portugal
Youtube lança serviço de vídeos educacionais para escolas
O Google acaba de lançar uma nova versão do YouTube especialmente para uso educativo. A diferença dessa página para a que já conhecemos hoje é que os alunos não verão, nos vídeos relacionados, quaisquer conteúdos que não tenham a ver com a matéria em questão.
Para filtrar as sugestões, o YouTube criou várias playlists relacionadas à matéria estudada e também à idade daqueles alunos. Dessa forma, o Google pretende trazer de volta o acesso de escolas que bloquearam o site exatamente por conta dos conteúdos inadequados à sala de aula e que podiam ser acessados ali.
"A gente tem ouvido dos professores que eles querem usar o conteúdo educacional presente no YouTube em sala de aula, mas têm medo dos estudantes serem distraídos por uma música ou o vídeo do gatinho - coisas que não são apropriadas para aquele momento", afirma Brian Truong, gerente do projeto, em um post no blog do YouTube.
O novo serviço permite que escolas façam o bloqueio e só permitam o acesso a vídeos educacionais. Existe ainda um outro site, chamado YouTube for Teachers, que dá dicas para os professores de como utilizar esse conteúdo em sala de aula.
A base de vídeos é imensa: são mais de 400 mil títulos, produzidos por organizações conceituadas como Stanford, PBS, MIT e TED, além de outros parceiros ao redor do mundo. Assista, abaixo, o vídeo-apresentação do YouTube para Schools. Para acessá-lo, clique aqui.
Reproduzido de Olhar Digital
12 dez 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário