sábado, 1 de outubro de 2011

Criança... "Não deixe a televisão hipnotizar você"...



“DESLIGUE A TV”. O QUE SIGNIFICA ISSO?


O Desligue a TV é uma campanha para conscientizar a opinião pública sobre os males do excesso de televisão no cotidiano. Nossa proposta não é banir o meio de comunicação por completo, mas discutir o seu uso e colaborar com a divulgação e criação de atividades alternativas.


Baseado na iniciativa internacional TV Turnoff Network, o seu foco principal é a Semana Mundial, que acontece sempre nos últimos sete dias de Abril, nos países participantes. Trata-se de uma semana dedicada a outras vivências.

A importância da televisão é um fato, em especial na nossa sociedade em que, na maioria das vezes, é a única fonte de informação e entretenimento. A proposta não é baní-la dos lares brasileiros e, sim, discutir sua utilização. É preciso lutar por uma comunidade que perceba novamente os encantos da convivência e se conscientizem a respeito dos números alarmantes da quantidade de horas que as pessoas passam em frente à tela. O Desligue a TV defende a utilização do conteúdo da televisão como a escolha de um livro em uma livraria ou de um DVD em uma locadora. O conteúdo deve ser escolhido e não “zapeado”, pois essa é a grande prática de sustentabilidade para uma TV de baixa qualidade. Além disso, o excesso de televisão acarreta em uma exposição enorme aos comerciais e ao "merchandising”, levando as pessoas a um consumismo desenfreado, um menor engajamento cívico e um declínio da socialização".

De Ana Lucia Villela, Presidente do Instituto Alana.

"Os movimentos relacionados à qualidade da programação televisiva tem como foco o gerador de conteúdo. Nós, do Desligue a TV, queremos atingir quem recebe: o telespectador. As pessoas assistem uma programação de baixa qualidade, muitas vezes, pelo hábito de estar em frente a TV ou com ela sempre ligada. A partir do momento em que você discute o seu excessivo uso, apresentando alternativas de uma vida fora da tela, o usuário se torna mais seletivo e essa seleção é um instrumento valiosíssimo para a melhora da qualidade da programação da TV brasileira".

De Marcos Nisti, Coordenador do Desligue a TV



Conheça o histórico do Desligue a TV nos Estados Unidos e entenda como ele chegou no Brasil clicando aqui.





Marcos Nisti é formado em Direito, com MBA em Economia do Setor Público pela FIPE/USP.

Nesse vídeo, Marcos apresenta o Projeto Desligue a TV (www.desligueatv.org.br) e explica a importância desse movimento para a sociedade, visto que o Brasil é o país que passa mais tempo na frente da televisão.

Screen Free Week 2012: 30 de abril a 06 de maio

Nenhum comentário: