Pronunciamiento Latinoamericano por una Educación para Todos
Pronunciamiento Latinoamericano por uma Educação para Todos
Latin American Statement for Education for All
Entre 26 a 28 de abril do 2000, realizou-se em Dacar, Senegal, o Fórum Mundial de Educação, organizado por cinco agências internacionais: Banco Mundial, Fundo de População das Nações Unidas (FNUAP), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).
Tal Fórum tinha o objetivo de apresentar a avaliação do realizado durante a década de 90 dentro da iniciativa mundial “Educação para Todos” - lançada em Jontiem, Tailândia, em 1990, com apoio dos cinco organismos - e definir o prosseguimento da referida iniciativa, já que suas metas não foram cumpridas. Em Dacar, os governos, os representantes da sociedade civil e os da comunidade internacional adotaram uma nova Declaração e um novo marco de Ação, que ratificam as metas de Jomtiem e adiam o seu cumprimento até o ano 2015.
A iniciativa de um Pronunciamento Latino-Americano por uma Educação para Todos a respeito do Fórum de Dacar surgiu de um pequeno grupo de educadores e pesquisadores latino-americanos: Pablo Latapí (México), Sylvia Schmelkes (México) e Rosa-María Torres (Equador/Argentina). O documento circulou inicialmente entre um grupo de cerca de 200 pessoas, poucos dias antes de iniciar-se o Fórum em Dacar. Durante o Fórum, o documento foi distribuído entre muitos participantes. Também foi apresentado oficialmente na plenária final, pela delegação do Equador.
Hoje, MAIS DE DEZ MIL PESSOAS assinaram o Pronunciamento (MAIS DE UM MILHÃO DE MEMBROS, se considerarmos que muitas das assinaturas não são individuais, mas institucionais). Muitas delas o enriqueceram com comentários e sugestões, que foram sendo anexados ao documento base. Os signatários provém de uma ampla gama de países, setores e instituições: governos, poder legislativo, partidos políticos, universidades e centros de pesquisa, sistema escolar público e privado, organizações não-governamentais (ONGs), sindicatos e organizações docentes, associações estudantis, organizações comunitárias e indígenas, meios de comunicação, empresas privadas, organismos da Igreja e agências internacionais.
O Pronunciamento continua circulando dentro e fora da América Latina, e está sendo divulgado através de sítios na web, boletins eletrônicos e outras publicações em diferentes países.
Assinaturas continuam a ser recebidas, provenientes tanto da América Latina como de outras regiões. Agradecemos a sua adesão enviando uma mensagem para:
pronunciamientolatinoamericano@yahoo.com
Instituto Fronesis . Pedagogía, Comunicación y Sociedad
Saiba mais sobre o documento, versões em inglês, português e espanhol, para aderir, clicando aqui.
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