domingo, 27 de março de 2011

ERECOM 2011: "A comunicação como instrumento de combate e superação às opressões”


“Eu tenho um sonho de que meus quatro filhinhos, um dia, viverão numa nação onde não serão julgados pela cor de sua pele e sim pelo conteúdo de seu caráter”. Martin Luther King

O ERECOM, Encontro Regional dos Estudantes de Comunicação, desembarca em Salvador, a terceira cidade mais negra do mundo fora do continente africano. O encontro, que acontece anualmente, será realizado de 20 a 24 de abril de 2011, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL).

O tema escolhido para o próximo encontro, “A comunicação como instrumento de combate e superação às opressões”, se deu pela necessidade de se discutir, com urgência, a forma como as diversas mídias têm abordado as diferenças do nosso povo, e como esse modelo opressor tem prejudicado a valorização e distorcido a identidade das nossas culturas.

Durante o evento, serão trabalhadas temáticas como combate às opressões, que contemplarão debates sobre a questão étnica, gênero, grupos minoritários e orientação sexual, dentre outros; democratização da comunicação, para repensar o papel dos meios de comunicação na formação das identidades e na construção de um novo projeto de sociedade; e qualificação de formação, analisando o modelo de ensino superior atual x formação de cidadãos conscientes do seu papel social.

A partir da discussão baseada nesses três eixos centrais, acreditamos que o debate sadio sobre a valorização e o respeito à diversidade cultural será promovido da forma mais democrática possível. Dialogar sobre como a imagem do negro é construído pela mídia burguesa, homofobia e xenofobia, intolerância religiosa, violência contra a mulher, etnia, cultura como mercadoria e sobre identidade cultural é mais que oportuno, sobretudo nesse momento em que passamos por uma turbinada variação de interpretações e de acontecimentos diretamente ligadas ou não com a mídia.

Pretendemos que os participantes do ERECOM Salvador saiam do encontro com um olhar mais amplo e benevolente para com as diversas formas de cultura, aptos a combaterem o etnocentrismo, a homofobia, a xenofobia ou qualquer outra forma de manifestação que vise cercear a liberdade e o direito do cidadão.

Do blog do ERECOM Salvador

Nenhum comentário: