quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia Mundial contra a Cyber-censura: 12 de março


A ONG internacional Repórteres sem fronteiras (RSF), que tem como motivo principal de existência a defesa da liberdade de imprensa, celebrará no próximo dia 12 o Dia Mundial contra a Cyber Censura. A ideia de um evento como esse é a de aglutinar forças para defender a Internet  enquanto espaço de comunicação livre e acessível à todos, enquanto força para a liberdade. E, também, de chamar a atenção para o perigo que representa os governos que tentam exercer alguma forma de controle e/ou censura sobre este espaço.

Durante o evento, a RSF irá publicar a lista mais recente dos “inimigos da Internet”, uma lista de países que restringem o acesso à rede e/ou perseguem seus usuários. Dentre eles estão Irã, China, Arábia Saudita, Vietnã e Tunísia. Também será realizada, com o apoio do Google, uma cerimônia de premiação entre os dias 7 e 11 de março na sede da empresa em Paris. Nesta cerimônia será entregue o “Netizen Prize” para um internauta, blogueiro ou cyber-dissidente que tenha feito alguma contribuição notável para a defesa da liberdade de expressão na rede.

Para quem quiser apoiar a campanha a RSF criou uma logotipo que pode ser adicionada ao seu blogue, site ou na assinatura do seu email. Acesse a página da campanha e contribua com essa luta: Dia Mundial contra a Cyber Censura.

Reproduzido do Blog Trezentos

Veja também "World Day Against Cyber-Censorship", em inglês, clicando aqui.

Nenhum comentário: