quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

“Vizinhos do Crime”: uma lição de Jornalismo de Ana Paula Padrão


Pela janela do quarto,
Pela janela do carro
Pela tela, pela janela
Quem é ela? Quem é ela?
Eu vejo tudo enquadrado
Remoto controle…

Adriana Calcanhoto
Esquadros

"Do dia 17 a 19 de janeiro, o Jornal da Record exibiu uma reportagem especial intitulada “Vizinhos do Crime”. Nela, a jornalista Ana Paula Padrão e sua equipe demonstram as condições de vida dos jovens moradores da Vila Gilda, conjunto de moradias precárias – palafitas, na maioria – em uma região de manguezal em Santos. A reportagem foi exibida em três partes e mostrou desde o mundo do crime se apresentando como alternativa para os jovens – e o preço a ser pago por isto que é a perspectiva curta de vida (e os que se enveredam por isto demonstram, na reportagem, terem plena consciência disto) – e as tentativas quixotescas de alguns membros da comunidade de apresentar outras alternativas como o MC Careca, na arte, e o futebol (clique aqui para ver).

Curioso que o futebol está na alma dos jovens daquele bairro porém em perspectivas diferentes: um menino de 13 anos joga no infantil do Santos F.C e contou sua ida à Espanha para representar o alvinegro praiano em uma competição internacional e a camisa deste mesmo Santos FC aparece no rosto dos meninos do tráfico para esconder sua identidade.

O que chama a atenção nesta reportagem é a ousadia de Ana Paula Padrão de sair da assepsia do estúdio do telejornal que apresenta e ir para a rua, “amassar barro” literalmente. Lembrei-me de uma ocasião em que alunos de jornalismo da Universidade Metodista de Piracicaba, onde lecionei durante 17 anos, foram visitar os estúdios do SBT onde a jornalista Ana Paula Padrão apresentava um telejornal. Certo momento, um aluno perguntou sobre a questão da “importância da boa aparência para apresentar jornal de televisão”. Ana Paula Padrão ficou furiosa, respondeu “boa aparência o c…; eu fui repórter durante muito tempo, perdi feriados, Natal, passei por inúmeras situações para ser reconhecida profissionalmente” foi mais ou menos as palavras dela, indignada.

(...) Independente de qualquer coisa, Ana Paula Padrão deu uma lição de jornalismo. Principalmente porque este tipo de matéria incomoda".

Dennis de Oliveira

Leia o texto completo no Blog do Dennis de Oliveira, na Revista Fórum, clicando aqui.

Veja os três vídeos da reportagem de Ana Paula Padrão, na página da Rede Record, clicando aqui.


Como tirar os jovens do crime?

Na nova série do Jornal da Record, Ana Paula Padrão vai mostrar que na dura realidade das favelas, a convivência com o tráfico é inevitável.  Um dos  muitos dramas vividos pelos moradores de comunidades carentes e abandonadas.

Você vai ver o que há em comum em moradores de barracos nos morros e palafitas no mangue: a ausência do poder público e os jovens que entram para o crime. A convivência com as drogas, com as armas.

E exclusivo: você vai ver um laboratório onde se faz a cocaína cor-de-rosa. Em lugares assim, como proteger as crianças?

Você vai conhecer o garoto que teve as pernas atravessadas por uma bala. E o menino do morro que conseguiu vencer as barreiras e já é craque no futebol.

Nenhum comentário: