quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Redes sociais e confiabilidade das informações


"A questão da confiabilidade em redes sociais é polêmica, envolve desejos modernos e mitos jornalísticos em um paradigma em que, no centro, está o leitor. Afinal, o leitor, ou usuário, consegue fazer a transição do jornal tradicional para as informações em redes sociais de forma plena? Para discutir este assunto, que dividiu as opiniões no painel, a Campus Party Brasil recebeu Demi Getschko, diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br) do Comitê Gestor da Internet no Brasil; Ana Brambilla, jornalista e editora de Mídias Sociais do portal Terra; Alexandre Matias, editor do caderno Link do jornal O Estado de SP; o diretor editorial da Tambor, André Forastieri e, como mediador, o especialista em cultura digital Gil Giardelli.

Segundo eles, algumas questões são imutáveis, como a necessidade de checar as informações divulgadas em redes sociais e, principalmente, verificar a veracidade do perfil ligado à celebridade, ao político ou à organização. "Na rede, é preciso ter olhar crítico", afirmou Matias.

Para Getschko, as redes sociais são uma transformação do modelo tradicional do jornalismo, que, para o bem ou para o mal, vai se consolidar cada vez mais. "A natureza da profissão muda, as pessoas e a forma como ela é feita também. Algumas profissões como a de datilógrafa, por exemplo, não existem mais. O mundo se adapta", falou".

Rafael Maia . Portal Terra/Notícias

Leia o texto acima complete na página de clipping da FNDC clicando aqui.

Nenhum comentário: