sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Maioridade penal versus Impunidade penal: é preciso retirar a venda dos olhos


Redução da maioridade penal em discussão


Estudantes que agridem os professores e os próprios pais e avós. Assassinos, traficantes e assaltantes com 14 anos ou até menos. Na visão humanista e predominante na legislação brasileira, esses criminosos - ou melhor, "infratores" - são crianças e adolescentes problemáticos que precisam de reeducação e tratamento especial. Mas cada vez mais pessoas atribuem a essa visão a escalada da violência juvenil. Sob essa perspectiva, quem tem a capacidade de cometer um crime também pode e deve responder pelos próprios atos como qualquer cidadão. A redução da maioridade penal é o tema do "Sem Recesso" desta sexta-feira, 21 de janeiro, 17h.

Comentários do blogueiro para o debate

Decerto que entre a juventude brasileira brasileira nesses tempos existem rapazes e moças que cometem crimes/delitos/infrações que, aos olhos da sociedade/política mereceriam penalização. Senão a pena de morte!

Instituições que deveriam amparar essa juventude, orientá-la, incentivá-la a exercer e viver sua cidadania, como escolas, centros de reabilitação e outras não cumprem sua missão/objetivos.

Creio que é uma enorme hipocrisia tratar de MAIORIDADE PENAL como se essa juventude fosse criminosa porque quer, porque está destinada a ser assim enquanto as instituições não cumprem seu papel. A juventude é que é a vítima!

Antes de tratar de maioridade penal, a sociedade civil, a classe política/empresarial deveria tratar muito mais da IMPUNIDADE PENAL, quando a impunidade dos que cometem crime político, educacional, fiscal etc. está aí para todos verem/confirmarem que a Lei só vale para punir a maioria pobre, analfabeta de sua cidadania.

Minhas perguntas enviadas para o debate:

1) Por que não se discute que se comece a punir - e exemplarmente - os agentes político/empresariais que promovem a exclusão social/econômica/cultural/educacional, que causa a desorientação da juventude?

2) Por que não se começa a punir, por exemplo, os magistrados da mais alta corte de (in)justiça brasileira pelos seus crimes de dar habeas corpus a bandidos banqueiros?

3) Por que não se começa a punir, por exemplo, os meios de comunicação que na maioria das vezes entretêm a sociedade, promovendo a alienação da nossa cidadania?



É preciso retirar a venda dos olhos...

Nenhum comentário: