sábado, 29 de janeiro de 2011

Consumo: Pesquisa na USP investiga a influência da TV nos hábitos alimentares de crianças


Investigar a percepção de crianças e mães sobre a propaganda de alimentos e bebidas veiculadas pela TV, foi o objetivo da Dissertação de Mestrado “Propaganda de alimentos e bebidas na TV: percepção de crianças em mães”, defendida pelo nutricionista Alexander Marcellus Carregosa da Silva Pitas, na Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP.

O pesquisador verificou que todas as crianças pesquisadas afirmaram gostar de assistir TV. A preferência de consumo relatado por elas por meio das propagandas, foram: refrigerante, fast-food, produtos lácteos. As mães por sua vez sentiram dificuldade de controlar o tempo de TV assistido por suas crianças. Nos finais de semana 26% das mães referem que seus filhos assistem TV o dia inteiro, e 54% das crianças assistem 3 horas ou mais por dia de TV durante a semana.

A pesquisa concluiu que o fast-food foi o alimento mais veiculado nas emissoras gravadas. Sendo que do total de exibição de propagandas de uma das emissoras, os alimentos não saudáveis representaram 100% das propagandas de alimentos e bebidas. As mães foram influenciadas pelos filhos a comprar alimentos não saudáveis, talvez estimulados pela propaganda. Elas sentiram dificuldade de controlar o tempo de TV assistido por suas crianças.

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Conheça o Projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, trabalha pelo fim do consumismo na infância e luta contra os impactos da publicidade na formação das crianças, clicando aqui.

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Blog da Frente pela Regulação da Publicidade de Alimentos , clicando aqui.

Veja também:

“O impacto da publicidade de alimentos no consumo infantil”, apresentação em slidshare, clicando aqui.


"Obesidade e consumo de alimentos no Brasil", apresentação em slideshare, clicando aqui

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