O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acredita que existe, no Brasil, um monopólio das comunicações comandado pelos anúncios pagos pelo Estado. Durante 53 minutos, ele expôs suas posições em relação à liberdade de expressão e de imprensa no Brasil, ressaltando que considera a discussão sobre a regulamentação da comunicação importante e necessária de ser feita em fóruns de todos os setores da sociedade.
A exposição foi feita em um seminário sobre a liberdade de imprensa* organizado pela TV Cultura, emissora pública ligada ao estado de São Paulo. A regulamentação das comunicações é um debate colocado pelo governo federal, que defende uma atualização do marco legal para o setor, considerando-se os avanços tecnológicos. A maior parte das empresas de rádio e TV e editoras são contrárias ao debate, acusando o Executivo de almejar cercear a liberdade de expressão e de imprensa.
"Basta ligar qualquer televisão, com exceção desta aqui (TV Cultura), e quem são os anunciantes? Meia dúzia. Entre os quais, e principalmente, empresas estatais", constatou Fernando Henrique no evento.
* Seminário Cultura: liberdade de imprensa.
Leia o texto de Guilherme Amorim na Rede Brasil Atual clicando aqui.
Leia o texto de Guilherme Amorim na Rede Brasil Atual clicando aqui.
Veja o vídeo de sua exposição abaixo, ou clicando aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário